A CIDADE

Januária é um dos destinos turísticos do Norte de Minas que mais atrai visitantes não só por conta das belezas naturais e trilhas ecológicas, mas também pela memória preservada que podem ser observadas através dos casarios coloniais da região.

Situada cerca de 600 quilômetros de Belo Horizonte, Januária é a cidade mais antiga do Circuito Turístico Velho Chico. Dados históricos apontam que a região começou a ser povoada por desbravadores bandeirantes, por submissão e força escrava indígena, sendo em 1860, elevada a categoria de cidade.

O nome Januária não tem uma versão definida, portanto as três versões são bem aceitas pelos moradores.

O município fica à margem direita do rio São Francisco, oferece lindas praias de água doce temporária, pescas, passeio de barcos e canoagem, o balneário e o pântano de Pandeiros, o único pântano de Minas em pleno cerrado. O balneário é aberto à visitação pública com exuberantes cachoeiras, corredeiras e outros locais para lazer.

Destaca-se ainda por incontáveis grutas de formação calcária. Oferece ainda uma deliciosa e diversificada culinária local, que vai do peixe aos saborosos doces de frutos do cerrado e riquíssimo repertório de manifestações populares folclóricas e culturais, composta por influências portuguesas, negras e indígenas. Dentre elas destacam-se Cavalhada, Ternos, Encenação da Paixão de Cristo, Festa de Nossa Senhora do Rosário e Encomendação das Almas, no distrito do Brejo do Amparo, berço do nascimento da nossa história, onde está erguida a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a segunda igreja mais antiga de Minas Gerais. Fundada em 1688, O piso em placas de madeira (que na verdade são túmulos, onde eram enterradas pessoas da sociedade à época) quanto mais próximo ao altar, mais influentes eram, todas as inscrições são em letras romanas e algumas com inscrições cravejadas de taxas de cobre.  Além disso, o turista pode degustar a melhor cachaça de Minas, produzido na rota dos Engenhos, no distrito do Brejo do Amparo.

Durante o ano todo, Januária recebe turistas nacionais e internacionais no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, o maior complexo de cavernas da América Latina, com inúmeros e importantes sítios rupestres, onde são preservadas pinturas rupestres com mais de 9(nove) mil anos.   Januária possui o título de melhor carnaval de Minas Gerais, e é nesta época que a cidade recebe o maior número de visitantes, vindos dos municípios vizinhos, da capital e de vários lugares do país.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       SETUR Januária

                                                                                                                                                                                     01 de setembro de 2021.


Email: secretariamunicipalturismoecul@gmail.com
@seturjanuaria/instagran
SETUR – Turismo, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Des. Economico
www.circuitovelhochico.com.br
@circuitovelhochico
@sertaovelhochico